TRE-PI faz pesquisa para avaliar as eleições municipais

Chefes das 98 zonas eleitorais do Piauí, juízes auxiliares, secretários, coordenadores e demais envolvidos nas eleições 2016 se reuniram ontem no au-ditório do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para fa-zer uma avaliação integrada das principais etapas do processo eleitoral, identificando os aprendizados e os pontos de melhoria para as próximas eleições.
"Esse evento é muito importante para o TRE, para a Justiça Eleitoral, para a sociedade como um todo porque é o momento em que estamos avaliando todo o processo e verificando os pontos fortes e os pontos fracos e o que poderemos fazer para melhorar nas próximas eleições", disse a assessora de Planejamento do TRE-PI, Joana Lima, Na ocasião, foram apresentados os resultados de pesquisa de satisfação realizada durante o dia do pleito.
Segundo Joana Lima, foram realizadas quatro pesquisas com chefes de cartórios e mesários onde se obteve um bom índice de avaliação do pleito. Eles apresentaram como pontos fortes a modernização tecnológica no sistema do Tribunal, mas houve muita reclamação sobre o atraso dos eleitores no recadastra-mento. "Comparando a eleição de 2012 e 2016, eleições municipais, em geral, o que a pesquisa demonstrou é que houve um avanço por conta da tecnologia. Porém, alguns problemas grandes em relação ao eleitorado que sempre deixa para fazer o seu recadastramento dois dias antes do período indicado. Isso traz muitos transtornos para o chefe de cartórios que têm que ficar até meia noite porque o eleitor não teve o cuidado o ano inteiro, há algumas propostas para melhorar isso", destacou a assessora de Planejamento do Tribunal.
Ao falar sobre as metas para 2017, o juiz auxiliar da presidência do TRE-PI, Vidal de Freitas, citou a pesquisa de satisfação do eleitorado e disse que a Justiça Eleitoral pretende alcançar um índice de 80% do grau de satisfação dos eleitores. "É algo inovador no Poder Judiciário do Piauí, e já estamos nos antecipando, pois a pesquisa já está sendo executada e é uma oportunidade para que nossa clientela se manifeste em relação aos nossos serviços", afirmou.
Presente na abertura do evento, o presidente do TRE-PI, de-sembargador Joaquim Santa-na, ressaltou a importância da reunião para o aperfeiçoamento dos trabalhos da Justiça Eleitoral no Piauí. "O Tribunal costuma, em tempo recorde, fazer uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos na eleição e isso vai ser detalhado em pontos importantes que levarão o grupo a conclusões que possam proporcionar avaliação das falhas detectadas e melhorias para as próximas eleições. Creio que serão obtidos resultados maravilhosos no sentido de cada vez mais o Tribunal desempenhar as suas ações com eficiência e probidade", finalizou. (Com informações do TRE-PI)
Reunião no TRE com juízes eleitorais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras