TCE reunirá prefeitos eleitos em seminário

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-I), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), realizará nos dias 24 e 25 de novembro, em Parnaíba, o III Seminário para os Novos Gestores. O evento é destinado a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2 de outubro, presidentes de Câmaras Municipais, conselheiros e servidores municipais. A programação inclui palestras e minicursos que visam a orientar e qualificar os participantes sobre normas e obrigações da gestão pública.
O seminário acontecerá no auditório do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba (350 quilômetros ao norte de Teresina). As palestras e os minicursos envolvem temas como licitações e contratos, transição dos atuais prefeitos para os eleitos, que assumirão em 1º de janeiro, controle interno, prestação de contas e convênios com organismos federais (veja box).
O presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, destaca que o seminário faz parte das iniciativas do Tribunal para qualificar a gestão pública no Piauí. "Mais do que atuar na punição, o TCE-PI tem investido fortemente na prevenção, procurando qualificar e orientar os gestores para que possam fazer gestões eficientes, responsáveis e com resultados concretos paras as suas comunidades", explica. Segundo ele, o seminário segue a linha dos seminários de formação de controladores sociais e ouvidoria itinerante, que o TCE-PI realiza nos municípios-polos do Estado.
Este ano, mais de 3 mil pessoas participaram desses eventos, realizados em Teresina e outros municípios como Pio IX, Castelo do Piauí e Uruçuí. O coordenador-geral do seminário e presidente eleito do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, diz que o evento foi organizado priorizando os temas e assuntos mais importantes para a administração municipal. "Nossa expectativa é que o seminário contribua efetivamente no processo de preparação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos, para que possam assumir seus respectivos mandatos em 1º de janeiro de 2017 conscientes do papel político e social que precisam desempenhar", diz ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras