Prefeitos eleitos denunciam o desmonte nas prefeituras

Os prefeitos eleitos estão recorrendo ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado para forçar os prefeitos em fim de mandato a instalarem as equipes de transição e darem transparência aos dados administrativos e financeiros das prefeituras. Os prefeitos derrotados, que terão que entregar a administração aos adversários, estão retardando o processo, sob o argumento de ajustarem as contas públicas para a sucessão.
Os novos prefeitos estão fazendo uma romaria ao MPE e ao TCE-PI pedindo a intervenção dos órgãos para garantir transparência  na administração municipal e o planejamento da próxima gestão.
O presidente eleito do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, já autorizou o bloqueio das contas das prefeituras dos municípios de Piripiri e de Caracol por conta de irregularidades e dos prefeitos atuais não aceitarem fazer o processo de transição.
Na maioria dos municípios, os prefeitos eleitos alegam que a administração está um caos, com os serviços públicos parados, com o funcionalismo com salário em atraso, com demissões arbitrarias, dentre outras irregularidades citadas aos promotores e conselheiros. Sendo que em alguns municípios o caso já foi parar na Justiça.
O prefeito eleito de Juazeiro do Piauí, Zé Valdo, por exemplo, disse que na sua cidade os servidores públicos municipais estão há dois meses sem receber salários. Em Piripiri, o prefeito eleito Luis Menezes disse que precisa resguardar o mínimo de governabilidade no município. O prefeito eleito de Pavussu, Julimar Barbosa da Silva, ingressou  com pedido de bloqueio de contas da prefeitura no TCE. Julimar explica que mesmo após ter sido criada a equipe de transição não tem conseguido, do atual prefeito Elias Ferreira Neto, informações sobre a situação da prefeitura.  Ele disse que está sendo feito um desmonte da prefeitura que está fechada há vários dias, sem nenhum funcionamento. E os funcionários estão com os salários atrasados desde agosto.
A transição entre as gestões tem o objetivo de traçar um panorama e fazer um levantamento de todas as informações da prefeitura para que a nova administração saiba realmente qual a situação do município quando o novo prefeito assumir o cargo. A maior preocupação é com a situação financeira e administrativa da cidade.
"São dados extremamente importantes que vão nortear os primeiros atos da administração e com o principal aspecto no setor financeiro. Nós ficamos muito preocupados quando isso não acontece", explicou o conselheiro-substituto Jaylson Campelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras