Iniciativa da OAB-PI causa mal-estar entre magistrados

O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Leonardo Trigueiro, declarou ontem que a entidade não aceitará exposição indevida dos juízes piauienses nem a deturpação de informações levantadas pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), sobre a produtividade dos magistrados. "A OAB-PI é parceria em ações que visem à melhoria do Judiciário, mas não aceitaremos qualquer exposição indevida dos juízes", afirmou.
A declaração reflete o temor da Amapi com o lançamento do aplicativo OAB&Justiça, lançado anteontem pela OAB-PI como ferramenta para levantar os dados da produtividade dos magistrados e das comarcas piauienses, para que sejam disponibilizadas "de maneira clara e objetiva" para o cidadão. Para a Amapi, a iniciativa embute o risco de exposição indevida dos juízes e de deturpação do objetivo principal da ferramenta, que seria colaborar com a celeridade processual.
 Para Leonardo Trigueiro, não gera qualquer preocupação a criação de um novo canal de compartilhamento de informações públicas, cedidas pelo próprio Tribunal de Justiça do Piauí e também divulgadas pelo Conselho Nacional de Justiça. "Porém, a compilação de números absolutos para a formação de um ranking que não leva em consideração peculiaridades das unidades judiciárias, nem situações ocasionais, como férias e/ou afastamentos, pode causar distorções e a indevida exposição de juízes", alerta ele.
 "Temos matérias variadas, número desigual de servidores e equipamentos de trabalho diferenciados. No entanto, o ranking desse sistema mostra apenas números absolutos, sem a necessária divisão entre unidades afins (família, júri, juizados especiais, etc.), e sem qualquer preocupação mais aprofundada sobre a estrutura de trabalho e a realidade na qual a unidade judiciária está inserida", completa.
Para ele, o incremento na produtividade dos juízes exige comunhão de esforços de todos os segmentos do sistema judicial, "dentre os quais os próprios advogados, a partir do uso racional dos recursos e da estimulação da cultura da conciliação entre as partes".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM lamenta postura da prefeita Neidinha e reafirma seu compromisso com o sindicato

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados