Tribunal Eleitoral julga eleições sub judice

Os três candidatos a prefeito que estão com as eleições sub judice estão recorrendo ao Judiciário para validar os votos que foram considerados nulos pela Justiça Eleitoral. Os recursos foram impetrados no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí com pedido de urgência. A Corte deve apreciar os pedidos ainda este mês para resolver as eleições nos municípios de Itaueira, Miguel Leão e São Miguel do Tapuio.
Em Miguel Leão, o professor Joel (PSD), candidato à reeleição, teve 755 votos, derrotando seu adversário Roberto Nascimento (PR) que teve 620 votos, mas os votos de Joel foram considerados nulos pela Justiça Eleitoral. Ele teve a candidatura cassada por conduta vedada pela lei, mas ingressou com recurso contra a decisão.
Em Itaueira, o candidato Chico Moura (PSD) foi considerado o eleito  pela Justiça Eleitoral com 2,262 votos. Mas o prefeito Quirino Avelino (PTB), candidato à reeleição, teve 4.625 votos que foram considerados nulos. Tanto Quirino, quanto Chico Moura recorreu ao Judiciário para resolver a questão.
Quirino Avelino foi considerado inelegível por ter as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas e confirmadas pela Câmara Municipal nas gestões anteriores em que foi prefeito. O pedido de registro de candidatura dele foi indeferido e ele recorreu da decisão para ser candidato. Chico Mou-ra recorreu para manter a nulidade dos votos de Quirino e ser declarado prefeito eleito.
 Em São Miguel do Tapuio, o prefeito Lincoln Matos (PTB) que também tentava a reeleição, foi condenado pela Justiça Federal acusado de peculato. Ele teve o registro de candidatura negada, mas recorreu para se manter na disputa. Na eleição, Lincoln Matos obteve 5.867 votos, e seu adversário Pompilio Evaristo Filho, o Pompilim (PSB) teve 5.824 votos.  Os votos de Lincoln foram considerados nulos pela Justiça Eleitoral. Ele tem recursos no TSE e no STF contra a decisão eleitoral e contra a decisão da Justiça que lhe condenou em 6 anos e 8 meses de reclusão, o que gerou uma inelegibilidade por oito anos.
Desembargador Joaquim Santana, presidente do TRE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras