OAB-PI instala Observatório das Transições Eleitorais
Após as eleições deste ano,
156 prefeituras piauienses contarão com novos gestores a partir de 2017. Os
atuais prefeitos deverão, a partir de agora, ficar atentos à Lei Estadual nº
6253/2012, que prevê a criação de uma equipe de transição nos municípios, a fim
de demonstrar aos eleitos o funcionamento dos órgãos e das entidades da
administração pública municipal, além de preparar atos de iniciativa do
prefeito municipal a serem editados imediatamente após a posse.
Para auxiliar os gestores e
atuar em prol da sociedade, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí,
por meio da Comissão de Controle da Atividade Pública, instalou o Observatório
das Transições Municipais, com o intuito de informar sobre a existência desse
regramento, primando pela lisura e estrita legalidade do processo de transição
da gestão municipal.
A equipe deve ser iniciada
a partir do segundo dia útil após a data das eleições para prefeito, até dez
dias depois de divulgado oficialmente o resultado das eleições.
"Mantivemos o foco nas eleições, mas agora iremos nos voltar para as
transições. Pretendemos fazer uma audiência com os futuros prefeitos e vereadores
para tratar de gestão municipal", afirma Chico Lucas, presidente da
OAB-PI.
Chico Lucas lembra que a
Administração Pública é regida por regras e princípios que estão expressos na
Constituição Federal e em leis específicas, tratando de diversos temas concernentes
à atividade pública legal e responsável. Essas normas, segundo ele, são
responsáveis por organizar toda a estrutura administrativa, e mostrar requisitos básicos para uma boa
administração, gerando, por consequência, maior segurança jurídica aos cidadãos.
A OAB-PI lançou o site
www.oabpi.org.br/otm2016, para que o cidadão possa fazer o acompanhamento dos
dados. No endereço consta os municípios piauienses, população, quantidade de
eleitores, candidatos às eleições, eleitos e reeleitos e se há equipe de
transição formada ou não. Além disso, foram encaminhados ofícios a todas as
prefeituras do Piauí para que sejam informados os componentes das equipes.
"Apesar de ser
facultativa, a criação da equipe de transição confere aos gestores maior
compromisso com a administração pública, além de maior transparência, uma vez
que terão que repassar aos futuros empossados as informações acerca dos
contratos, funcionamento dos órgãos, procedimentos licitatórios pendentes e em
andamento e os serviços disponibilizados pelo município", explica o
presidente da Comissão de Controle da Atividade Pública, Arthur Serra Lula,
acrescentando que a OAB-PI está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
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