TRE começa a julgar candidatos que tiveram votação anulada
Desembargador Edvaldo Moura, relator do processo em Itaueira |
A Justiça Eleitoral aponta Chico Moura (PSD) como candidato eleito. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista, quando a votação estava empatada em dois a dois. O prefeito Quirino de Alencar Avelino é candidato à reeleição. Ele obteve 4.193 votos contra 2.666 votos do seu adversário, Chico Moura (PSD). Os votos de Quirino foram considerados nulos pela Justiça Eleitoral, porque ele teve o registro de candidatura indeferido na 1ª instância, e ele recorreu da decisão ao TRE-PI.
As contas deles, quando foi gestor do município, em outras ocasiões, foram reprovadas pelo Tribunal de Contas e pela Câmara Municipal. Quirino Avelino recorreu ao TRE-PI para validar seu registro e os votos que lhe foram atribuídos nas eleições. Já Chico Moura ingressou com recurso para confirmar a nulidade dos votos de Quirino e lhe declarar o prefeito eleito de Itaueira.
O desembargador Edvaldo Moura foi o relator do processo no TRE-PI, e votou pela manutenção da decisão do juiz da zona eleitoral que indeferiu o pedido de registro de Quirino, mantendo a nulidade dos votos. O juiz Geraldo Magela puxou a divergência pela validação do registro e dos votos de Quirino. O julgamento foi suspenso pela juíza Maria Célia Lima Lúcio, que pediu vistas do processo para analisá-lo e trazê-lo de volta à pauta na próxima sessão.
O juiz Astrogildo Mendes se julgou impedido, porque já advogou para a prefeitura de Itaueira. O caso de Itaueira é um dos três do Piauí em que as eleições estão indefinidas porque os candidatos mais votados estavam com registro de candidatura cassados - os outros dois são Miguel Leão e São Miguel do Tapuio.
Comentários
Postar um comentário