Tempo médio para sentença no Piauí é um dos maiores do Brasil

Poder Judiciário no Piauí: Justiça demora mais de 6 anos para dar sentença em 1º grau
O tempo médio para a Justiça do Piauí proferir uma sentença em instância de 1º grau é de seis anos e quatro meses, revelam dados do Justiça em Números, divulgados ontem pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O resultado piauiense é bem maior do que a média nacional, de 4 anos e 4 meses para a sentença em 1ª instância. Com essa média, o Tribunal de Justiça do estado teve uma das piores médias do país, segundo dados.
Para efeito de entendimento, o diagnóstico mostrado pelo CNJ divide os tribunais pelo porte e a separação é feita em três grupos: grande porte, médio e pequeno. O Piauí e outros 11 tribunais são considerados de pequeno porte. Outro tópico analisado pelo estudo foi o índice de produtividade por magistrado. Entre os 12 tribunais de Justiça de pequeno porte do país, o Piauí teve o segundo pior resultado, obtendo média de 941, quase metade do resultado da média nacional, de 1.804.
Ainda sobre o estado, o índice de conciliação, que resulta do percentual de sentenças e decisões resolvidas por homologação de acordo entre as partes, mostrou que novamente o Piauí não se saiu bem. O Tribunal de Justiça de Sergipe se destaca por apresentar índice de conciliação de 21,7%, único acima de 19%. Há de se considerar, também, o baixo valor informado pelos Tribunais de Justiça de São Paulo e Piauí, de apenas 63 mil e 169 sentenças homologatórias de acordo, respectivamente. (Com informações do G1Piauí)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM lamenta postura da prefeita Neidinha e reafirma seu compromisso com o sindicato

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados