Produtores agrícolas pedem emergência na recuperação de estradas para escoar a safra

Sob o risco de não ter como escoar a produção de quatro milhões de toneladas de grãos, os produtores do Cerrado estão pedindo que o Governo do Estado decrete estado de emergência para recuperar as estradas do Sul do Estado. Um documento foi encaminhado ao governador Wellington Dias pela da Associação de Produtores de Soja e Milho do Piauí e a Câmara Setorial do Agronegócio, que tem como presidente o agricultor Altair Fianco.
A associação apontou pelo menos quatro trechos críticos que comprometem o escoamento da safra. Segundo os produtores, o problema ficou pior com as chuvas, que danificou ainda mais as estradas. “A decretação de emergência agiliza as ações. Serão colocadas patrulhas mecanizadas para recuperar esses trechos emergencialmente. As chuvas deram uma pausa, mas voltou a chover muito nesse período que é pico de escoamento dos grãos”, informou Altair Fianco.
Nas cidades de Currais e Bom Jesus os produtores já estão enfrentando problemas para escoar a produção agrícola. A PI-392, que é a principal via de escoamento está intransitável. Há problemas também com uma estrada no município de Baixa Grande do Ribeiro.
O governador Wellington Dias quer dar solução ao problemas, sendo que o governo participa com máquinas e operadores. E os produtores contribuirão com combustível para o maquinário e com a hospedagem e alimentação dos operários.
Em alguns trechos quando chove, os caminhões precisam parar para não ficarem presos na lama e evitar acidentes. Já houve casos de acidentes e tombamento com o extravio da carga de grãos.
O produtor Reginaldo Rosalvo tem para conseguir transportar a produção de grãos pela PI-392 precisa usar tratores para puxar os caminhões. “A situação é de isolamento total. Com as fortes chuvas a PI-392 fica intrafegável. Além de muita lama existe o problema da buraqueira. Ou seja, a estrada fica isolada e não podemos escoar a produção, gerando prejuízos incalculáveis”, lamentou.
“Todos os anos temos o mesmo problema. Nós não estamos reclamando da chuva, pelo contrário, é sempre bom, mas o que temos que reclamar é do descaso do poder público”, completou.
Produtores cobram estradas do Governo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras