Secretário diz que não haverá reajuste para categorias em 2017
Professores da rede pública estadual, defensores públicos, médicos, enfermeiros, técnicos administrativos, técnicos fazendários e demais servidores do Estado não deverão contar com reajuste por categoria no próximo ano. É o que afirma o secretário de Administração, Franzé Silva. Segundo ele, em mensagem encaminhada essa semana à Assem-bleia Legislativa do Piauí (Alepi), o governador Wellington Dias (PT), está propondo que, em 2017, seja adotado um aumento linear para todos os servidores estaduais.
Franzé explicou ainda que o ajuste linear proposto é também para compensar o aumento da alíquota previdenciá-ria de 12% para 14%previsto para entrar em vigor no próximo ano. "O reajuste linear que nós estamos dando é o que vai compensar o aumento na alí-quota previdenciária. Se falar em reajuste de categoria hoje sem se ter receita seria irres
Franzé Silva: categorias sem reajustes em 2017 |
O secretário disse ainda ao DP que a prioridade do Estado continua sendo o equilíbrio financeiro. "Nós precisamos ter a preocupação primeiro com o equilíbrio do Estado. Sentar com os sindicatos e mostrar a real situação que hoje existe. Não tem nenhuma possibilidade de se pensar em desestabili-zar o equilíbrio financeiro do Estado por conta de uma demanda de reajuste salarial", frisou Franzé.
Ele lembrou ainda que pela proposta do Orçamento Geral do Estado, estimado em R$ 9,2 bilhões para 2017 e que tem previsão de ser votado no meio da outra semana, não há como fazer reajuste por categoria. "A primeira pergunta que nós precisamos dar para a sociedade é se o Estado tem capacidade de dar reajuste sem desequilibrar, a resposta hoje é não. É só ver o que está proposta de orçamento para 2017 que a gente vai verifica que nós não podemos ser irresponsável com os 3 milhões e duzentos piauienses que financiam o Estado", ressaltou Franzé Silva.
Comentários
Postar um comentário