Mais de 40 municípios do Piauí perderam habitantes

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 47 dos 224 municípios do Piauí tiveram redução no número de habitantes de 2015 para 2016. O Estado tem hoje uma população estimada em 3.212.180 habitantes, segundo informações divulgadas pelo órgão na semana passada. A perda de habitantes pode modificar o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é calculado com base na população do município.
O município que mais perdeu habitantes foi Novo Santo Antônio (106 quilômetros ao norte de Teresina) - a população do município caiu de 3.387 moradores no ano passado para 2.930 agora. Houve, portanto, uma perda de 457 habitantes, uma variação negativa de 13,49%. Segundo o IBGE, a queda se deu devido a alteração de limites entre Novo Santo Antônio e outros municípios com os quais limita. Em segundo lugar no ranking de redução de habitantes está a cidade de Buriti dos Montes, que também passou por mudanças no limite territorial.
Buriti dos Montes perdeu 279 moradores, passando de 8.188 para 7.909. A variação negativa foi de 3,41%. A terceira cidade piauiense que mais perdeu habitantes foi São Miguel do Tapuio, com 501 pessoas a menos. A população local passou de 18.105 para 17.604 (- 2,77%). São Miguel do Tapuio também teve mudança no limite territorial e está localizado na mesma região de Buriti dos Montes e Novo Santo Antonio, no norte do Estado.  De todos os municípios em que se estima redução população, apenas seis passaram por mudanças territoriais.
Também houve alteração de limites Capitão de Campos, que perdeu 34 habitantes; Simões, que perdeu 27; e Boquerão do Piauí, que perdeu 96 moradores. De acordo com o IBGE, nos números do Piauí houve uma diferença de 769 pessoas em virtude de alteração de limites entre municípios na divisa com o Ceará.
NOVA DIREÇÃO - O novo chefe do IBGE no Piauí, Leonardo Santana Passos, afirmou que sua meta é reforçar a divulgação de informações das pesquisas para que os piauienses conheçam melhor a realidade do Estado. Ele está há pouco mais de dois meses na direção do órgão, cargo ao qual foi alçado por seleção interna. Segundo ele, o IBGE está lançando o projeto "O Seu Município em Números 2016", em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral [TSE], que resume as pesquisas do IBGE e de outros órgãos, como o Ministério da Saúde, referentes aos municípios brasileiros. "A intenção é mostrar a realidade de cada uma das cidades, no que diz respeito à Saúde, Educação, Economia e outras áreas", explica Leonardo. (Com informações do Cidadeverde.com).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras