TRE-PI passa o dia em sessão para julgar pedidos de registros

Ontem foi o último dia para julgamento dos pedidos de registro de candidaturas, e também para que os partidos políticos trocassem os candidatos na chapa. O resultado dos julgamentos foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) para que aprecie os processos e recursos até o dia 15. Ao todo são 10.138 processos, sendo 557 pedidos de registro para prefeito, 559 para vice-prefeito e 9.022 para vereador em todo o Piauí.
Os pedidos de registros impugnados e os respectivos recursos foram julgados ontem no TRE-PI, em sessão que começou de manhã avançou pela tarde. Foram apreciados 169 processos - entre eles o recurso contra a impugnação da candidatura do jornalista Amadeu Campos a prefeito de Teresina (veja box). Os candidatos indeferidos ou com recursos ainda podem concorrer, mesmo subjudice, mas sob o risco de mais adiante terem seus registros negados, tendo como consequência a anulação dos votos em urna.
O Ministério Público também está fazendo os pedidos de impugnação de registro alegando vários motivos. Após os julgamentos, a relação dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, será publicada constando o sexo e o cargo a que concorrem, e os dados dos candidatos serão inseridos nas urnas eletrônicas. Encerrou também ontem o prazo para substituição de candidato. A partir de hoje só será permitida a substituição em caso de morte do candidato.
A troca, neste caso, pode acontecer até dez dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição. Também encerrou ontem o prazo de instalação da comissão que averigua o funcionamento das urnas eletrônicas em votação paralela, de acordo com o calendário eleitoral. No Piauí, a comissão foi instalada na semana passada e a votação está definida para o dia 1º  de outubro, na véspera das eleições, na Câmara Municipal de Teresina, a partir das 9h.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras