Juízes proíbem atividades de campanha para evitar conflito

Os juízes e os promotores eleitorais estão reunindo os partidos e coligações para, em acordo, disciplinarem ou restringirem os últimos atos de campanha para evitar acirramentos e conflitos da militância na reta final da campanha eleitoral. Há restrições quanto à realização de reuniões, de carreatas e foguetórios. O cronograma das atividades de campanha está sendo combinado com os juízes e promotores para evitar confrontos. E as atividades que estão sendo permitidos serão acompanhados pela Polícia Militar e com policiais civis infiltrados.
Em alguns municípios, os juízes já tinham proibido comícios e carreatas. Em outros, os eventos são negociados a data, o local e o horário para evitar confrontos entre candidatos adversários. Os juízes justificam que as medidas visam evitar o acirramento entre as militâncias políticas. As autoridades ficaram assustadas com a quantidade de ocorrências de brigas, agressões e tiroteios. Em Guadalupe e em Castelo do Piauí houve tiroteio durante as últimas carreatas realizadas.
Na 8ª Zona Eleitoral, em Amarante, o juiz Netanias Batista de Moura proibiu os comícios na cidade. Ele alegou que os ânimos das militâncias dos candidatos estavam muito exaltados. Na 29ª Zona Eleitoral, em Pio IX, o juiz solicitou um cronograma dos comícios e das carreatas dos candidatos, para evitar que as atividades fossem realizadas no mesmo dia. Os últimos atos de campanha serão feitos em dias alternados. Na 18ª Zona Eleitoral, de Valença do Piauí, Lagoa do Sítio e Novo Oriente, o juiz restringiu o uso de fogos de artifícios.
E depois de um acordo entre os candidatos, as carreatas estão proibidas. Os últimos comícios em Lagoa do Sítio e Novo Oriente ocorreram em dias específicos para cada coligação. Na 11ª Zona Eleitoral, em Piripiri, a juíza Maria do Rosário de Fátima Martins também restringiu o uso de fogos de artifícios. O foguetório será liberado na última carreata e no resultado das eleições. Na zona de Picos, a 10ª, houve um acordo sobre a realização do último comício, ontem. Os candidatos optaram por fazer o ato em locais diferentes.

A mesma política foi adotada pela 6ª Zona Eleitoral, de Barras, que teve a concordância dos candidatos. Em Buriti dos Lopes, depois que o candidato a prefeito Bernildo Val registrou boletim na policia por ameaça, a Justiça Eleitoral também convocou os candidatos para disciplinar a propaganda eleitoral nos últimos dias. O prefeito de Jatobá do Piauí, Dalberto Rocha (PP), candidato à reeleição, registrou boletim de ocorrência, por agressão. Segundo o major Etevaldo, comandante de policiamento de Campo Maior, o prefeito foi agredido pelo irmão de seu adversário político.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras