Dirigentes partidários pressionam filiados por mais candidaturas a deputado federal

Os presidentes dos partidos estão assediando lideranças para disputarem cadeiras na Câmara Federal. Essa é a principal preocupação dos partidos hoje. O objetivo é fazer legenda e vencer a cláusula de barreira, para não serem extintos, por falta de representação no Congresso Nacional.
Os presidentes dos partidos estão assediando lideranças para disputarem cadeiras na Câmara Federal, que é o que conta para o fundo partidário, para tempo de televisão e para a cláusula de barreira.  Os dirigentes pressionam os filiados por candidaturas ao Congresso Nacional.
Esta é uma cláusula de desempenho, o partido que não alcançar determinado percentual de votos deixa de existir. Cada partido deve ter cerca de 2% dos votos válidos para a eleição para a Câmara distribuídos em pelo menos nove estados.
Essa articulação está sendo posta em prática diante do prazo legal da janela partidária para a mudança de partido. Os políticos têm até o dia 7 de abril para definirem suas filiações para disputarem as eleições em 2018, sem sofrerem as penas legais pela troca de sigla. Muitos estão migrando por conta de estratégia eleitoral ou por insatisfação.
Até agora no Piauí foram apontados dezesseis políticos que estão aproveitando a janela para mudar de partido. O PSB, que perderia toda a bancada federal, teve uma reviravolta. Os deputados federais Rodrigo Martins, que estava negociando a filiação do PRB, e Átila Lira. resolveram permanecer na sigla, e serão candidatos à reeleição. Já Heráclito Fortes confirmou que se filia ao DEM e também será candidato.
O PTB, que filia novamente o ex-senador João Vicente Claudino no dia 6, está perdendo parte da bancada estadual. Os deputados Zé Hamilton, Liziê Coelho e Nerinho estão mudando de partido. Nerinho vai para o PR, Liziê para o MDB e Zé Hamilton para o Progressistas, assim com o deputado do PSB, Wilson Brandão Filho. O deputado federal Fábio Abreu também troca o PTB pelo PR.
Na Assembleia, dois deputados do PSD também mudam de partido: Antônio Félix vai para o PTC em busca de sua eleição. E Dr. Pessoa comunicou que vai para o Solidariedade.  O deputado Robert Rios deve sair do PDT e fala-se que ele vai para o DEM também.
Ainda tem os estaduais Dr. Hélio, que trocou o  PTC pelo PR.  Francis Lopes, que troca do PRB pelo PTC. E Henrique Rebelo, que deixa o PT para ir para o PTC. Ismar Marques sai do PSB para o MDB.
Atualmente sem filiação e que não precisaram da janela para se filiarem no intuito de disputaram mandato eletivo ainda tem o comandante da PM-PI, coronel Carlos Augusto, e o presidente do Instituto de Águas do Piauí, Francisco Costa, se filiam ao PT.

Políticos que anunciaram         nova filiação
João Vicente Claudino - PTB
Wilson Brandão - Progressi
Dr. Pessoa -  Solidariedade
Robert Rios - DEM
Antônio Félix – PTC
Heráclito Fortes – DEM
Fabio Abreu – PR
Henrique Rebelo – PTC
Francis Lopes PTC
Dr. Helio -  PR
Ismar Marques -  MDB
Zé Hamilton – progressistas
Nerinho – PR
Liziê Coelho – MDB
Coronel Carlos Augusto – PT
Francisco Costa - PT
Heráclito Fortes vai para o DEM
stas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras