Professores retomam as aulas hoje depois de acordo no TJ-PI

O governo do Estado apresentou uma nova proposta de reajuste salarial para os professores da rede estadual que estão em greve há 17 dias, ontem numa audiência mediada pelo Tribunal de Justiça, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Piauí e o Ministério Público Estadual. O governo propôs pagar o reajuste numa parcela única de 6,81%, mas a ser pago a partir de maio.  Com o acordo, os professores retomam as aulas a partir de hoje.
O desembargador Joaquim Santana Filho intermediou  a negociação que contou ainda com o procurador geral do Estado, Plínio Clerton, o secretário de Administração, Franzé Silva, e a direção do Sinte-PI.
O pagamento a partir de maio ainda está condicionado ao Estado sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A proposta inicial do Governo era pagar 3,41% na forma de auxilio alimentação, somente para os servidores ativos e pagar a diferença depois que o Estado saísse da LRF.
Os professores e trabalhadores em Educação realizaram ontem uma assembleia, no clube da categoria, e resolveram suspender o movimento grevista, mas se manter em estado de greve. Caso o governo não cumpra o que ficou acordado no Tribunal de Justiça, a categoria retoma a greve. Assim, as aulas retornam à sua normalidade a partir de hoje(13).
Os termos da proposta de reajuste é pagar 6,81% para todos os professores ativos e aposentados na folha de maio/2018. Até lá continuam recebendo o auxílio alimentação. E tem ainda o reajuste de 3,15% para todos os funcionários de escola, na folha de maio/2018, referente a 2017. Até lá continuam recebendo o auxílio alimentação. Em setembro/2018 será concedido o reajuste de 3,95%para todos os funcionários de escola referente a 2018.
“Apesar de ser o menor reajuste do piso de todos os anos, a força dos trabalhadores em educação do Piauí está garantindo o pagamento o reajuste de 6,81%. Vamos continuar nossa mobilização porque nossas demandas são muitas e ainda falta muito para a educação pública ter qualidade”, disse a presidente do Sinte-PI, Paulina Almeida.
Profeesores decidem pelo fim da greve em assembleia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras