Movimentos entram com ação contra título concedido a Lula

Os representantes do movimento Avança Piauí – Por um Piauí Livre, Manoel Lopes, Brasil – Melhor Piauí, Neiva dos Santos, estão ingressando na segunda-feira (21) na Justiça Federal contra a Universidade Federal do Piauí (UFPI) para proibir a entidade de conceder título Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de setembro, em Teresina.
Eles constituíram um advogado para apresentar a ação alegando que não se pode conceder o título honorífico para uma pessoa já condenada pela Justiça. Segundo Manoel Lopes, Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses.
“Ele não está preso porque o juiz concedeu que ele respondesse ao processo em liberdade, mas era para o Lula estar preso. Lula merecia uma sentença e não uma homenagem”, advertiu Manoel Lopes, dizendo que Lula iria receber o título em Teresina por ocasião da passagem da Caravana Lula pelo Brasil.
Os representantes dos dois movimentos estão utilizando o mesmo argumento da Justiça Federal da Bahia que deferiu a liminar para cancelar a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).
Lá, o recurso foi apresentado pelo vereador soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM) e a decisão foi do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível de Salvador.
A caravana “Lula pelo Brasil” vai percorrer de ônibus nove estados do Nordeste entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro, sendo três cidades no Piauí: Marcolândia, Picos e Teresina.
Ex-presidente Lula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados

Governo propõe privatização da Eletrobras