Prefeitos promovem cortes de salários com argumento de cumprir a lei

Neidinha Lima baixou o próprio salário
Várias prefeituras estão baixando decretos com medidas saneadoras para fazerem o enquadramento financeiro. Segundo os prefeitos, as despesas estão superiores as receitas e as contas não fecham. Eles estão recorrendo à assessoria técnica da APPM e temem represálias do Tribunal de Contas, que anunciou que vai bloquear as contas dos prefeitos que atrasarem salários.  As decisões estão sendo publicadas no Diário Oficial dos Municípios.
A saída encontrada foi cortar salários, gratificações, horas extras, e novas obras nos municípios. Além disso, os prefeitos estão alegando que os cortes são para cumprir as determinações exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em Guadalupe, a prefeita Neidinha Lima (PSD) baixou um decreto reduzindo em 20% os salários de todos os funcionários, inclusive o seu. A medida foi justificada pela crise econômica e falta de recursos ainda no mês de agosto.
O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, publicou decreto de nº 35/2017, onde suspende a inclusão de acréscimo de salário, gratificações, quin-quênios, decênios, mudança de classe, carga horária ou outros acréscimos que alterem as folhas salariais e encargos sociais na folha de pagamento do município, em todas as secretarias e órgãos da administração pública.
“A cada mês, os recursos repassados e arrecadados diminuem, dificultando satisfazer as obrigações da administração que estão em vias de atrasos os salários e outras obrigações. É melhor suspender alterações nas folhas salariais, do que atrasar os salários”, disse o prefeito argumentando que a crise econômica não permite que sejam feitas quaisquer alterações na folha.
Segundo as orientações da APPM, os cortes e as proibições devem durar enquanto as finanças municipais estiveram debilitadas. O outro motivo seriam a reorganização das administrações, e as despesas com pessoal fiquem dentro dos limites estabelecidos pela LRF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wallem Mousinho se reúne com lideranças políticas em Guadalupe

Presidente do SINDSERM lamenta postura da prefeita Neidinha e reafirma seu compromisso com o sindicato

Presidente do SINDSERM afirma que a prefeitura de Guadalupe não cumpre acordo para pagamento de salários atrasados