Rodoanel de Teresina finalmente será inaugurado

Rodoanel de Teresina

Um ano e meio depois da primeira previsão de entrega, o Governo do Piauí anunciou nesta quinta-feira (27/12) que as obras do Rodoanel de Teresina, localizado na BR-343 e BR-316, foram finalizadas e que a inauguração deve realmente acontecer em janeiro de 2019.
Serão 28km que permitem uma economia de tempo especialmente a caminhões de cargas maiores que hoje passam por dentro da zona urbana de Teresina. A obra promete desafogar o trânsito e reduzir em cinco mil o número diário de veículos de carga que passam especialmente pelas zonas Sul e Leste da capital do Piauí.
O que é, na verdade, um Rodoanel: anel rodoviário ou circunvalação é uma estrada ou auto-estrada construída no perímetro de grandes cidades conectando importantes vias de circulação de veículos para evitar que o tráfego afete vias de menor escoamento. Nem precisa dizer o quanto esta é uma obra primordial para qualquer grande capital.
MOROSIDADE
O Governo do Piauí, assim como demais governos em todo o país, passam por problemas financeiros e vez por outra também pedem por financiamentos e empréstimos. Nem sempre possuem os recursos suficientes para conclusão da obra. Isso fora a burocracia. Mesmo assim o que ocorreu com o Rodoanel foi um atraso de finalização da obra que só não conseguiu superar mesmo as obras do Centro de Convenções, até hoje nunca entregue.
A obra do Rodoanel teve início ainda na gestão do governo Wilson Martins (PSB), em 2013. Desde então, a obra se arrasta, com vários atrasos, problemas envolvendo as empresas contratadas e por aí vai. Em uma das várias previsões, em março de 2017, o Governo do Estado anunciou que entregaria a obra. Segundo a assessoria do Governo, as obras estavam com mais de 95% de execução, restando aproximadamente 5 km a serem asfaltados, de um total de 28 km de extensão.
Em julho de 2017 o governador Wellington Dias (PT) visitou a obra que já estava em fase de finalização. E seguia com 95% de conclusão. Saiu então uma nova previsão: outubro. O valor estimado da obra ainda era de R$130 milhões. Naquele período, a celeridade das obras só foi possível devido a parte dos recursos advindos de um financiamento junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 600 milhões. Mesmo assim, nada de Rodoanel. As obras pararam mais uma vez.


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